A Microsoft escolheu a fase do Game Awards para anunciar e apresentar oficialmente o Xbox Series X, o console de próxima geração que chegará ao Natal 2020. Conhecido até à data como Scarlett, Xbox Series X será a plataforma de jogos mais poderosa da Microsoft já construída, as palavras-chave serão velocidade e compatibilidade. Apresentando uma estética que não passa despercebida – é semelhante a um PC – a nova consola oferecerá quatro vezes o poder de processamento da Xbox One X da forma mais silenciosa e eficiente possível.

A Xbox Series X, além de ser compatível com quatro gerações de jogos (Xbox Original, Xbox 360, One, Series X), com todos os acessórios e serviços actuais, pode ser orientada tanto vertical como horizontalmente. O console vai jogar jogos em 4K a 60FPS, com a capacidade de atingir 120 frame rates por segundo. Suporte para taxa de atualização variável (VRR) e resolução 8K é confirmado.

 

Psto por um processador custom-designed usando a geração a mais atrasada do Zen 2 de AMD e a arquitetura de RDNA, Xbox Série X suportará também o traçado acelerado pelo raio do hardware-acelerado. A tecnologia de sombreamento de taxa variável (VRS) também permitirá que os desenvolvedores aproveitem ao máximo a GPU, e as SSDs de última geração reduzirão significativamente os tempos de carregamento.

 

Alavancando a tecnologia Auto Low Latency Mode (ALLM) e oferecendo aos desenvolvedores novos recursos, incluindo Entrada de Latência Dinâmica (DLI), a Xbox Series X será o console mais responsivo de todos os tempos. O novo console também foi projetado “para um futuro na nuvem” com a integração de recursos exclusivos no hardware e no software.

A série X de Xbox será acompanhada pelo controlador sem fio novo cujo o tamanho e a forma foram refinados para caber uma escala ainda mais larga dos povos. O dispositivo da próxima geração apresentará um novo botão “Share” que tornará mais fácil capturar capturas de tela e clipes de jogos, e um D-Pad avançado do controlador sem fio Xbox Elite Series 2. O novo controlador será obviamente compatível com PC, Xbox One e Windows 10 e será incluído em cada Xbox X Series.

A incerteza dos preços continua por resolver, mas ainda há tempo para descobrir, uma vez que a chegada da consola às lojas está marcada para o Natal de 2020.